As famosas criptomoedas

O Bitcoin é uma famosa moeda digital que ganhou grande popularidade entre os anos de 2011 a 2014, tendo sido muito usada em práticas ilegais ou ilícitas pela Internet ou dark web, sendo uma moeda não rastreável. O Bitcoin, assim como o Ethereum e tantas outras moedas digitais são tão seguras quanto um cofre escondido a sete chaves.

Mas o que será essa tecnologia e para que ela é usada além das práticas ilegais? Você vai saber logo em seguida.



Criptomoedas é um tipo de moeda digital do tipo descentralizada, onde não existe banco físico e sim carteiras digitais criptografadas de ponta a ponta. O dinheiro é convertido para um formato digital, e guardado por um livro público chamado blockchain, onde não existe nenhuma regulamentação que regule as transações financeiras, sendo os usuários proprietários da moeda. Através de corretoras, os donos da moeda digital podem fazer venda e compra de suas moedas. 


As famosas “baleias” e “sardinhas”, jargão utilizado pelos investidores para classificar o tipo de detentores de moeda digital, sendo as baleias grandes investidores e as sardinhas pequenos. Eles são os maiores responsáveis pela variação da moeda, isto é seu valor de mercado. Isso mesmo que você leu, as criptomoedas possuem valores de mercado, pois são ativos explorados pelas próprias corretoras de valores. Logo elas não exploram mais apenas práticas de dinheiro físico passando a migrar suas ações também para o mercado digital, os bancos digitais são exemplos claros disso, onde o mundo físico não é mais o único meio financeiro dos indivíduos.



As transações entre criptomoedas são efetuadas usando uma criptografia específica, uma delas chama-se criptografia assimétrica, esse tipo de criptografia gera duas chaves sendo uma pública e outra privada, você já entende seu significado, uma chave fica só para você onde você é o único conhecedor, as duas chaves se chocam criando uma combinação, a mesma fornece a palavra secreta para acesso a carteira digital.


O bitcoin ainda não é uma moeda muito utilizada, mas já é possível fazer comprar em alguns sites pela internet que aceitam a moeda.


O investimento em criptomoedas é de alto risco devendo se ter bastante cautela na compra e venda dessa moeda pois a mesma tem altos e baixos no valor de mercado, além do mais não existe nenhum fundo de garantia ou mesmo valor fixo de retorno de investimento, podendo variar de acordo com sua popularidade no mercado. Novas moedas são criadas o tempo todo mas não há nenhuma garantia de retorno de investimento das mesmas, tudo depende da sorte e de como o mercado vai se comportar devido fatores internos ou até mesmo externos.



Comentários